1 2 3 4 5

Basenji

Nesta semana semana tivemos a visita de um casal de Basenji’s para fazer uma inseminação e que correu maravilhosamente, como podem ver no video no fim do post 😉

Um pouco sobre esta raça:

O Basenji nunca late. Ele emite um grunhido que tem do riso e do “jodi” tirolês. Seu crânio enrugado dá a ele uma expressão  simpática. Como um gato, esse cão dedica bastante tempo à toalete, ou seja, é um animal muito limpo.

Ele é apreciado como cão de companhia, tanto na sua região de origem, como na Europa e nos Estados Unidos, onde também foi introduzido. Fortemente ligado ao dono, mostra-se muito protetor em relação a ele. É brincalhão e afetivo. É um bom guardião e excelente caçador de pequena caça.

O Basenji desconfia muito de estranhos. Os machos podem se mostrar agressivos com seus congêneres. É melhor familiarizá-lo muito cedo com gatos ou outros animais domésticos.

O Basenji é um cão de caça. Isso significa que ele é inteligente e independente, mas também carinhoso e alerta. Ele é um sighthound, o que significa que o movimento chama sua atenção, e ele vai perseguir o que ele vê que se move – gatos, esquilos, coelhos. Ele não é o tipo de cão que irá obedecer comandos instantaneamente. Ele tem que pensar sobre e decidir se ele realmente quer fazer o que você pediu.

Paciência e senso de humor são essenciais para viver com um Basenji. Ele vai mastigar ou comer o que for deixado ao seu alcance, e ele é capaz de arquitetar um plano para conseguir o que quer, isso inclui subir no balcão da cozinha ou invadir a despensa onde os biscoitos de cão estão guardado. Ele pode ser indiferente com estranhos, e ele não merece confiança quando está perto de gatos ou outros animais de pequeno porte, a menos que ele tenha crescido com eles e você esteja certo de que ele os reconhece como membros da família. No entanto,  esse reconhecimento não se aplica a gatos ou pequenos animais que ele vê ao ar livre.

Bem conhecido como o “barkless” (cão que não late ou late pouco) da África, o Basenji atrai admiradores com seu pelo curto, corpo pequeno, musculoso, postura alerta, orelhas eretas e cauda enrolada firmemente sobre o quadril. A testa enrugada dá a ele uma expressão interrogativa e, por vezes travesso.


Instagram